Configurar o Access Point TL-WA801ND como Universal Repeater


1- Atualização de Firmware


Como primeiro passo da configuração, é necessário atualizar o firmware do equipamento à versão mais recente. Para realizar o download da versão mais recente, clique aqui.

Após realizar do download do arquivo em formato .ZIP (Ex.: 20113181424711.zip), extraia o conteúdo de tal arquivo, o firmware será um arquivo .BIN (Ex.: wa801nv1_en_3_12_6_up(110214).bin).

Agora que temos o firmware em mãos, chegou a hora de atualizar o firmware propriamente dito. Por questão de segurança é preciso realizar este procedimento conectando seu computador ao equipamento via cabo de rede. 

Para que haja comunicação entre os o computador e o equipamento, fixe o ip de seu computador no mesmo range de ip do equipamento (Ex.: 192.168.1.100). 

Após o passo acima feito, acesse o equipamento pelo seu navegador, através do endereço 192.168.1.254.
A atualização é bem rápida, basta ir em System Tools > Firmware Upgrade > Selecionar Arquivo > Upgrade.



2- Seção Network
Type: Static IP.
IP:  Qualquer Endereço de IP que seja diferente do Root Router (Router Principal).


3- Seção Wireless > Wireless Settings

Operation Mode:  "UNIVERSAL REPEATER"
MAC of AP: (Aqui entrará o MAC do Root Router, após a detecção através do botão Survey.)
Botão SURVEY: Presione para detectar a rede.



4- Seção Wireless > Wireless Security

Muita atenção nesta nesta etapa, pois é preciso definir a mesma senha de wireless que o Root Router (Router Principal). Aconselho, deixar as opções em AUTO, e apenas definir a senha no campo PSK Password.



5- Seção DHCP > DHCP Settings

DHCP Server: ENABLED
Primary DNS: 8.8.8.8  (Este campo é opcional, 8.8.8.8 é o DNS público da Google)


* Se você quer utilizar ambos acessos (do Root Router e do Access Point), dependendo de sua localização é recomendável desabilitar a opção acima, e deixar o Root Router como servidor DHCP. Caso utilize toda a banda por meio do Access Point deixe o access point como DHCP. No entanto, nunca deixe os dois equipamentos configurados como servidores DHCP, isso vai causar conflitos em sua rede.

Pronto! Com estes simples passos relatados acima você acaba de configurar seu Access Point. Para saber se a conexão está realmente funcionando entre o Access Point e o Root Router, Acesse a Seção STATUS e observe os pacotes enviados e recebidos, se há incremento no valores, a conexão está funcionando ok.

Fontes:
http://pt.tp-link.com/article/?id=250
http://jcminformaticamdp.blogspot.com.br/2011/07/configurar-accesspoint-tl-wa801nd.html

--
Parceria: Canal Simplifica | Artigo indicado: Como atualizar o Windows 7 para W10

10 comentários:

  1. Muito bom o tutorial, consegui fazer o Access Point TL-WA801ND ampliar o sinal mas da "rede conecta sem acesso a internet" e quando eu desligo-o volta o sinal fraco do roteador principal dando "rede conectada acesso a internet" e só assim consigo navegar =Z poderia me ajudar a resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  2. Vou tirar print das telas do meu AP, e postarei aqui, só te peço dois dias. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. muito bom... super bem explicado... massss não consigo acessar 192.168.1.254 no meu macbook... pq será? tks pelo HELP!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ir em configurações de ip no seu macbook e colocar automatico, caso já esteja, configure ele como um ip da mesma linhagem do aparelho, por exemplo, 192.168.1.7
      Espero que lhe ajudei

      Excluir
  4. Muito bom o tutorial. Bem explicado, porém estou com o mesmo problema do Renan Truco. Poderia ajudar?

    ResponderExcluir
  5. eu também mesmo problema.... pings no IP dele retornam respostas instáveis. To quase tacando este AP na parede e comprando logo um Ovislink multímodo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que ir em configurações de ip no seu macbook e colocar automatico, caso já esteja, configure ele como um ip da mesma linhagem do aparelho, por exemplo, 192.168.1.7
      Espero que lhe ajudei

      Excluir
  6. Atualmente, estou utilizando este ap do seguinte modo: ele recebe o sinal da rede via Wifi e distribui o chamado para dois PCs. Vejo também oscilações, já fiz várias tentativas de canais e continua com essa intermitência. Como não há firmware novo fico de mãos atadas. Nada que prejudique muito o sinal, por exemplo, normalmente fica entre 1ms e 3ms, mas tem horas que dá 80ms. Ainda to averiguando o que pode estar causando isso.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de mais informações sobre roteador tp link 450mbps. Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
  8. Nice Blog Post thanks for sharing it.
    Go for the best services and devices to help yourself. Talk to the customer care executives with the free spirit if some kinds of issues stop you to make the necessary decisions.
    D-link Support Number Australia

    ResponderExcluir